Twitter Facebook YouTube

CUT MG > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > DIRIGENTE DA CUT/MG E DO SIND-SAÚDE/MG É HOMENAGEADA COM O PRÊMIO ANA NERY DEDICADO À ENFERMAGEM

Dirigente da CUT/MG e do Sind-Saúde/MG é homenageada com o prêmio Ana Nery dedicado à enfermagem

15/09/2017

Neuza Freitas esteve entre os 12 trabalhadores escolhidos de todo o país para receber a premiação

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS

Cerimônia realiza na segunda-feira, 11 de setembro, em Salvador, teve dupla importância para os enfermeiros de todo o país. Em uma mesma noite foram homenageados doze trabalhadores da enfermagem que se destacaram em seus Estados com a entrega do Prêmio Ana Nery e comemorada a reinauguração do Museu Nacional de Enfermagem. O Sind-Saúde/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais), entidade filiada à CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, pode celebrar a escolha de sua diretora e técnica de enfermagem, Neuza Freitas, como a trabalhadora mineira a possuir um histórico sindical a ser agraciada com a premiação.
 
A indicação de Neuza Freitas para receber a homenagem em nome dos trabalhadores de todo o Estado foi feita pelo COREN/MG - Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais. Na ocasião, o presidente da entidade, Marcos Rúbio, e a vice-presidente, Marcia Caula, fizeram alusão ao trabalho de Freitas e sua participação ativa na defesa da saúde pública e da valorização da classe trabalhadora dentro dos espaços dos movimentos político, social e sindical. Uma atuação marcante que fez com que fosse a indicada por Minas Gerais para receber a honraria. Atualmente a enfermagem corresponde a cerca de 60% de toda a mão de obra aplicada na área de saúde de todo o país.
 
Neuza Freitas aproveitou a oportunidade e destacou o trabalho realizado junto às entidades que participa. Para ela, a ação coletiva dos trabalhadores desenvolvida no Sindicado, Confederação, CUT, Fórum Mineiro de Enfermagem, Frente Mineira em Defesa do SUS, Fórum Nacional da Enfermagem e Coren-MG tem sido fundamental para a organização e valoriza da enfermagem. Fez questão, ainda, de mencionar que a participação popular é também uma das ferramentas de se avançar nas lutas dos trabalhadores e sociais.
 
Em sua fala, Freitas agradeceu aos companheiros de caminhada.  “É com muito orgulho que cumprimento os trabalhadores da saúde de Minas Gerais e saúdo esses companheiros que vieram de Minas Gerais com toda bravura me homenagear em nome da categoria da enfermagem e trabalhadores da saúde. Essa é uma homenagem de todas nós. A enfermagem não pode ficar só nas unidades hospitalares sendo vista apenas como uma profissão de amor. Nós temos que ter visibilidade, nós temos que ocupar os espaços.  Uma categoria com mais de 80% de mulheres que ainda não ocupam seu espaço na política e nos conselhos”, menciona emocionada.
 
O Museu
 
O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, que fica na região do Pelourinho, em Salvador, possui em seu acervo itens que contam a evolução desta importante profissão e de trabalhadores que construíram esta história no seu dia a dia. No mundo só existem dois museus com estas características. O outro está localizado na Inglaterra. Trata-se do Museu Florence Nightingale, que é destinado à memória da enfermeira britânica no tratamento dos feridos da guerra.
 
As galerias do Museu Ana Nery apresentam a história de pessoas que atuaram na área ou que auxiliaram na valorização da profissão. O Museu escolheu abrir uma galeria para homenagear quem está na luta em defesa da enfermagem. A capital bahiana e a terra natal da patrona da enfermagem brasileira, Anna Nery. Anna Nery foi a pioneira na enfermagem brasileira. Bahiana, Ana Nerry foi voluntária na guerra do Paraguai para servir a enfermagem em 1865.
 
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT
FNDC

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE MINAS GERAIS
Rua Curitiba, 786, 2º andar | Centro | CEP 30170-120 | Belo Horizonte | MG
Fone: (55 31) 2102.1900 / 1916 | www.cutmg.org.br | e-mail: cutmg@cutmg.org.br