Twitter Facebook YouTube

CUT MG > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > MULHERES VÃO ÀS RUAS EM BELO HORIZONTE CONTRA A PEC 181

Mulheres vão às ruas em Belo Horizonte contra a PEC 181

14/11/2017

Proposta, votada na Câmara dos Deputados, pretende criminalizar totalmente o aborto no Brasil

Escrito por: Rogério Hilário, com informações da Frente Brasil Popular Minas

Milhares de pessoas, maioria de mulheres, e presença de muitos homens também, partciparam na noite de segunda-feira (13), na Praça Sete, na região Central de Belo Horizonte, de um protesto PEC 181/2015, que pretende criminalizar totalmente o aborto no Brasil. A proposta foi votada na última quarta-feira, 8 de novembro, na Câmara dos Deputados.

As manifestantes levavam faixas e cartazes contra a proposta que o movimento feminista apelidou como “Cavalo de Troia”. Isso porque, o trecho que abre brecha restrição do aborto foi incluído em uma PEC que discutia a ampliação da licença-maternidade para os casos de mães de bebês prematuros. A proposta gera revolta, pois os abortos que atualmente são legalizados no Brasil, seriam proibidos. São eles: em caso de estupro, risco de morte para a mãe e quando o bebê for anencéfalo.

As mulheres deixam claro que não vai aceitar que homens ultraconservadores decidam pelas suas vidas em nome de uma falsa moral que insistem em sustentar, mesmo sendo grande parte deles citados ou denunciados em processos de corrupção e desvios, e tendo em peso votado sim para pautas antipopulares, sob pretexto de proteção à vida.

Com cartazes e palavras de ordem, as manifestantes seguiram da Praça Sete para a Praça da Estação. “Não teremos filhos de estupradores”, "Meu útero é laico", "meu corpo, minhas regras" e "direito ao aborto legal, seguro e gratuito" foram algumas das frases das faixas erguidas pelas mulheres presentes no ato.

Após concentração e performance na Praça Sete, as manifestantes saíram em marcha em direção à Praça Rio Branco (Rodoviária). Da Praça Sete, o protesto seguiu pela Avenida Afonso Pena, na altura da Caetés; pela Espírito Santo, entre Santos Dumont e Guaicurus; pela Avenida do Contorno, até chegar à Praça da Estação, onde o ato foi encerrado.

Os protestos contra a criminalização do aborto também aconteceram no Rio de Janeiro, em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Belém, Florianópolis, Salvador, Ribeirão Preto, Recife, Ribeirão Preto, Manaus, Brasília, Maringá, Campinas, Goiânia, Taubaté, Juiz de Fora, Uberlândia, Campo Grande, São Carlos, Maceió, Manaus e Vitória.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT
FNDC

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE MINAS GERAIS
Rua Curitiba, 786, 2º andar | Centro | CEP 30170-120 | Belo Horizonte | MG
Fone: (55 31) 2102.1900 / 1916 | www.cutmg.org.br | e-mail: cutmg@cutmg.org.br