Twitter Facebook YouTube

CUT MG > LISTAR NOTÍCIAS > MOVIMENTO POR MINAS > SEM TERRINHAS REALIZAM MUTIRÃO DE PLANTIO NA COMEMORAÇÃO DE UM ANO DO VIVEIRO DE MUDAS

Sem terrinhas realizam mutirão de plantio na comemoração de um ano do Viveiro de Mudas

18/08/2017

Viveiro no assentamento Liberdade, em Periquito, no Vale do Rio Doce, integra o projeto Semeando Agroflorestas

Escrito por: MST

Neste sábado, 19, o viveiro de mudas Silvino Gouveia comemora um ano de atividades no assentamento Liberdade, município de Periquito, no Vale do Rio Doce. O viveiro integra o projeto Semeando Agroflorestas, que visa o reflorestar assentamentos da reforma agrária através do plantio de Sistemas Agroflorestais (SAF´s), uma técnica de produção agroecológica que alia árvores à produção de alimentos.
 
A atividade contará com a presença de 300 sem terrinhas e 500 trabalhadores e trabalhadoras assentadas, que farão um mutirão para criação dos SAF´s. “Decidimos comemorar essa vitória com as crianças, afinal também está nas mãos delas o cultivo da sociedade que queremos. Dessa forma, elas aprendem na prática a importância da reforma agrária na produção de alimentos sem agrotóxicos e na preservação do meio ambiente. Esse é um desafio que o MST assumiu para si com o Projeto de Reforma Agrária Popular”, explica Terezinha Sabino, da Direção Estadual do movimento. A comemoração também é considerada um pré encontro dos Sem Terrinha, já que o encontro estadual acontecerá em Belo Horizonte, em outubro.
 
Atualmente são 150 mil mudas em germinação no viveiro. Espécies como cedro rosa, ipê, braúna, peroba, graviola, pinha, jaca e até café, mas a meta total do projeto até o fim do próximo ano é produzir 3 milhões de mudas. O Semeando Agroflorestas também está presente no norte, sul e triângulo mineiro. Após a implantação dos SAF´s o trabalho terá continuidade através de parcerias que visam expandir o plantio de mudas para além das áreas do MST e garantir sua sustentação com geração de renda.
 
Crime da Samarco
 
No Vale do Rio Doce, o MST também visa recuperar áreas degradadas pelo crime da Samarco, responsável pela devastação do rio que dá nome à região. “Não admitimos que esta empresa criminosa siga impune, eles devem recuperar toda bacia que destruíram de forma irresponsável. O Estado segue vacilando em cobrá-los, por isso, nós contribuímos fazendo pressão nas lutas, mas também colocando as mudas à disposição para que a empresa adquira”, cobra a dirigente.
 
Mulheres à frente
 
A equipe do viveiro soma 13 pessoas. Destas, 9 são mulheres, uma forma de reafirmar o protagonismo delas na produção e construir a emancipação feminina através da geração de renda. Como afirma a coordenadora do viveiro e assentada no Liberdade, Vania Maria, “Na história da agricultura, as mulheres são grandes responsáveis pelo cuidado, pela preservação das sementes e pela alimentação. No movimento não é diferente. Nós, mulheres, assumimos o viveiro entendo este trabalho como o cuidado com a vida. Mas ele também representa uma oportunidade desconstrução de um dos pilares da opressão do machismo, que é a dependência financeira”, contextualiza Vania Maria.
 
Silvino Gouveia
 
O viveiro foi batizado com o nome de um dos militantes da região, como forma de homenagem póstuma. Silvino foi vítima da violência no campo, assassinado na porta de casa em abril deste ano. “Temos a cultura de relembrar nossos mártires. Criamos a mística para seguir lutando, apesar da violência imposta pelo latifúndio e pelo agronegócio. Silvino para nós hoje significa, sobretudo, luta pela terra e pela vida”, ressalta a coordenadora.
 
O Semeando Agroflorestas integra o projeto do Governo do Estado Plantando o Futuro, implantado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).
 
SERVIÇO:
Contato: (33) 99924-3471 (Marta Roseno)
 
Aniversário do viveiro de mudas Silvino Gouveia
Dia 19|08, sábado, a partir das 8 horas.
Local: Assentamento Liberdade, Periquito, Vale do Rio Doce.
8h – Café da manhã coletivo
9h – Plenária sobre agroecologia e alimentação saudável
12h – Almoço
14h – Oficinas e plantio de mudas
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha "Anula Reforma"

http://anulareforma.cut.org.br

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE MINAS GERAIS
Rua Curitiba, 786, 2º andar | Centro | CEP 30170-120 | Belo Horizonte | MG
Fone: (55 31) 2102.1900 / 1916 | www.cutmg.org.br | e-mail: cutmg@cutmg.org.br